Ô meu efêmero, como vai você?
Se você é do tipo que usa só perfume que você ganha no Natal (geralmente um Kaiak ou aquele Cuba em formato de charuto) ou que só usa Malbec porque é o que seu pai usa, esse post é para você.
Não se ofenda: eu era exatamente assim exalava o que me davam, nunca tinha escolhido meu próprio perfume, minha própria assinatura olfativa. Por isso, procurei ajuda: fiz um curso de letramento olfativo com a incrível Profª Patrícia Maciel (@patriciavmaciel) e aprendi um pouco mais sobre o fabuloso mundo dos perfumes masculinos – e venho compartilhar um pouco dessa experiência com vocês.
Este post terá duas partes: na primeira, serão apresentados os conceitos básicos de perfumaria como a escala de fixação, o que é uma pirâmide olfativa, o que são as notas olfativas, etc.
Já na segunda parte, a partir de tais conhecimentos, será feita uma análise das pirâmites dos perfumes masculinos mais famosos do mundo e uma categorização deles a partir da Teoria dos 7 Estilos Universais criada por Alyce Parsons.
Conceitos básicos
Fixação é a qualidade do perfume de manter projeção ao longo do tempo. Já o “fixador” diz respeito à nota aromáticautilizada para fins de fixação do perfume.
Projeção é a qualidade de alcance do seu perfume em um determinado ambiente (é a sua “presença”, quão antes ele entra na sala antes de você e quão tempo ele fica lá depois de você ir embora)
Nota olfativa: é um determinado elemento/aroma que compõe a pirâmide olfativa de um perfume. Para conhecer as notas de um perfume, utilize o Fragantica, um site especializado que contém as notas de todos os perfumes.
Existe uma escala de fixação internacionalmente reconhecida, vejamos, da mais fraca para a mais forte:
Eae de Cologne < Eau de Toillete (EDT) < Eau de Parfum (EDP) < Parfum < Elixir
É bastante comum que um mesmo perfume possua versões em duas ou três escalas de fixação diferentes.
Geralmente, no Brasil, encontraremos as versões EDT, EDP ou Parfum. É raro encontrarmos nestas latitudes um Elixir, vez que esta versão, por ser mais intensa, possui mais saída em lugares mais frios. A escala de fixação de um perfume geralmente está embalagem ou no próprio frasco:
Onde no corpo se aplica o perfume?
Nos pontos de maior circulação sanguínea: pulsos ou veias do braço (encontro do braço com antebraço) e atrás do pescoço – ou seja, quatro aplicações. Evitar aplicar no peito ou no colo para que a fragância não fique imediatamente embaixo do seu nariz. Algumas mulheres também aplicam atrás das pernas a fim promover uma maior projeção quando estão de vestido/saia.
Como e onde deve ser armazenado meu perfume?
Os perfumes devem ser armazenados em suas caixas e, de preferência em gavetas ou guarda-roupas fora do banheiro, de modo a protegê-los de umidade e de exposição à luz solar.
O que é um contratipo?
O contratipo é quando um “produtor” reproduz várias unidade de uma fragrância a partir da diluição de uma unidade (100 ml) do original. Não chega a ser uma “falsificação”, mas sim uma “lasca” da essência original, tornando-a mais acessível ao público em geral. Apenas de moralmente quesionável, a produção de contratipos existe no mundo todo. No Brasil, a loja de contratipos mais famosa é a Par Fun.
De volta às notas olfativas, cada perfume possui três tipo de notas:
Cada fragância é formada por três tipos de Notas:
- Notas de Saída ou Notas de Cabeça, que são aquelas percebidas imediatamente ao se inalar o perfume;
- Notas de Coração ou Notas de Corpo, que são aquelas que são identidade/personalidade ao perfume; geralmente são mais percebidas após cerca de 10/15 minutos de aplicação na pele;
- Notas de Fundo, que são aquelas que em geral tem a função de notas fixadoras do conjunto, por isso, serão mais acentuadas em fragrâncias mais concentradas (EdP e Perfum)
Logo, é mais comum que permumes mais Esportivos tenham notas mais cítricas, como o Dolce & Gabbana Light Blue, e uma fixação mais leve:
Já na outra ponta do espectro, perfumes de estilo Tradicional, como o Ralph Lauren Polo, tenham notas de maior fixação: o amadeirado, couro, tabaco e, logo, maior “presença”, sendo mais portanto, fragâncias mais intensas:
São só dois exemplos esparçados. Na Parte 2, serão analisadas e classificadas as fragâncias masculinas de maior sucesso no mercado utilizando-se da Teoria do 7 Estilos Universais.
Não percam!
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