,

Noções Básicas de Perfumaria Masculina – Parte 2

Olá, meu atalcado, como vai? Antes de seguir com a parte final desta maravilhosa saga olfativa, dois avisos de igual importância: Como prometi na primeira parte, gostaria de fazer um paralelo entre alguns perfumes famosos e os 7 Estilos Universais, da Alyce Parsons, com os quais, imagino, muitos já estejam familiarizados. Alyce nos ensina que…

Olá, meu atalcado, como vai?

Antes de seguir com a parte final desta maravilhosa saga olfativa, dois avisos de igual importância:

  • Se você ainda não leu a primeira parte deste post, o “Noções Básicas de perfume para homens – parte 1“, vá lá, nós aguardaremos.
  • Sim, aquele papelito que as moças bonitas de jaleco te dão no shopping tem nome: são as famosas fitas olfativas.

Como prometi na primeira parte, gostaria de fazer um paralelo entre alguns perfumes famosos e os 7 Estilos Universais, da Alyce Parsons, com os quais, imagino, muitos já estejam familiarizados. Alyce nos ensina que cada um de nós possui um um estilo clássico, que nos serve de “base”, podendo ele ser Esportivo, Tradicional ou Elegante; além disso, a maioria das pessoas teriam também um um outro estilo “ascendente”, um estilo-não clássico, que podem ser: Romântico, Sexy/Magnético, Dramático ou Criativo.

A partir dessas ideias de Alyce – que estará em Curitiba no próximo dia 18 de novembro para envento do Centro Europeu, inclusive, separei perfumes que emanam as mesmas caraterísticas desses 7 estilos, a fim de que possam ajudar-lhes cavaleiros (ou damas que precisam presentear esses cavalheiros) a escolher um perfume que tenha a ver com o seu estilo.

Alongue as narinas e vamos em frente:

Perfumes Esportivos

Características:  
notas aquáticas, cítricias, frescas e aromáticas; em geral, utilizam-se de um nota fixadora fraca, por isso, são marcado por uma fixação mais curta (3 ou 4 horas) e menor projeção. São boas opções para pessoas que têm parceiras/os ou familiares mais sensíveis a perfumes. Em geral, são mais utilizados na primavera e no verão, projetando-se bem com o vento e não perdem suas notas mesmo com a exposição ao sol.

Exemplos:

  • CK One – Calvin Klein (que é um perfume compartilhado – leia-se unissex);
  • Eau de Lacoste – Lacoste (que é bastante floral também); 
  • Acqua di Gio -Giorgio Armani – Esse perfume é incrível na versão EdT, só não levei um para casa por causa de uma questãozinha burocrática que tenho com o Serasa acerca do meu Score de Crédito, a qual já está sob o os cuidados da minha advogada Dra. Rosâgela (NUNCA PROVARAM NADA CONTRA MIM!). O Acqua di Gio possui também uma versão EdP para quem quiser utilizá-lo durante todo o dia e à noite, aplicando-o apenas uma vez pela manhã. Mas o EdT é espetacular. Impossível você errar no presente dando um Acqua di Gio para um pai, irmão, filho, chefe, amigo, um blogueiro amigo, enfim.
  • Kayak Natura – esse é um perfume mais forte, pois tem notas mais terrosas, mas definitivamente é um perfume esportivo.
  • Light Blue pour Homme da Dolce & Gabbana – poucas notas, ele é perfeito para transmitir um frescor suave, então é uma ótima opção para um evento social diurno – como um churrasco ou um Chá de Revelação (que é uma tendência tão sem graça quanto àquelas carteiras de velcro da Company – Desculpe-me, Neymar…e Company).

Perfumes Tradicionais

Características: 
Fortes notas amadeiradas, notas orientais (especiarias como cravo, canela, etc), presença de vertiver (nota utilizada para dar frescor- é como se você estivesse em um lugar com ar-condicionado). São considerados perfumes tradicionais pois esses acordes de nota (amadeirado, couro e especiado quente combinado) com toques orientais eram muito comuns em perfumes feitos para homens.

Em bom português: é um perfume de projeção fixação, logo, é um perfume forte, feito para marcar a sua presença. Até por isso, sua aplicação deve ser gentil, em respeito a todos no ambiente. Geralmente são os perfumes de preferência de quem quer ter um cheiro marcante.

Exemplos:

  • Polo Ralph Lauren – Notas amadeiras e aromáticas fortes, gerando um cheiro campestre (notas de musgo e herbal), como forma de remissão ao próprio esporte pólo. Esse é o famoso “o presidente da empresa acabou de sair do elevador”; como dizem os jovens por aí: “cheira a Old Money“.
  • Narciso Rodriguez For Him Bleu Noir — Este é um dos raros Parfums que chegam ao Brasil com regularidade. Logo, trata-se de um perfume forte, com notas amadeiradas e de alta fixação (muito em razão das notas de camurça e terroso), o que torna ele único é sua a forte essência de íris e violeta. Esse mistura de alto contraste (camurça x violeta) — típica da Narciso Rodriguez — não deixa ninguém em cima do muro: ou você ama ou odeia a fragância.
  • Azarro pour Homme – Outro clássico da perfumaria internacional. Esta é uma fragância conhecida pelo equilíbrio que promove entre uma alta fixação e uma projeção mais leve, com notas de lavanda e anis. Assim como o Acqua de Gio, é um presente/compra impossível de errar e que veste bem em qualquer ocasião. Não sem razão, é um dos que mais possuí contratipos no Brasil.
  • Kenzo pour Homme – Não se deixe enganar pelas notas aromáticas e marinhas, é um perfume forte, amadeirado e fixado com notas de talco, de forma que o seu cheiro dá muita presença. Eu confesso que, pessoalmente, achei muito forte. Talvez a versão EdT dele valha mais a pena do que a EdP. 

Perfumes Elegantes

Características: O termo que defines os perfumes Elegantes é “na medida“. Eles não se permitem uma projeção alongada, como a turma dos tradicionais, embora sejam bem perceptíveis à curta distância e ao interlocutor imediato – ou seja, o perfume nunca vai entrar ou sair do ambiente antes ou depois de você, mas será sua aura de frescor (notas aromáticas) ao longo do dia graças à boa fixação garantida pelas notas amadeiradas. Abusam do vertiver, que dão essa percepção de frescor sem ardência, por isso, que quem os usa são verdadeiros “ar-condicionados ambulantes”, e quem não gosta de estar perto de alguém assim?

A minha decepção com os Elegantes está exatamente na falta de uma “personalidade”, achei-os muito parecidos, todos muito aromáticos, mas com poucos florais ou especiarias, logo, pode ser difícil distinguir um fragância de outra. Presentear alguém com uma fragrância Elegante é garantia de sucesso, pois mesmo que a pessoa já possua um perfume favorito, vira uma alternativa para quem quer sair das fragâncias tradicionais sem perder a “seriedade”. A elegância e sobriedade está até mesmo nas embalagens (veja foto acima)
Exemplos:

  • Legend Montblanc – Um perfume bastante aromático (alto teor alcoólico) e que fixa com notas de madeira, apesas do Frangantica colocar em alta notas doces e frutadas, eu não identifiquei elas. Mas, de fato, o Legend Montblanc equilibra o aromático com a baunilha e a lavanda, trazendo um aspecto mais “romântico” para um perfume. Uma aplicação após o banho matinal e você está resolvido para o dia inteiro. Para os que acharem ele muito forte, tem o Legend Spirit, com notas mais esportivas (leia-se cítricas)
  • Jimmy Choo Man – Este é um perfume mais suave, e sua nota de fixação, além do couro, é o patchuli, de forma que é uma fragância bem diferente das Tradicionais. Dentre os Elegantes, ele é o que tem notas mais doces e frutadas, mas como o aspecto principal é o frescor do ozônico e da lavanda, estou classificando ele como Elegante, mas poderia muito bem estar na classe dos Românticos
  • CH Men Carolina Herrera – Um perfume bastante característico: ele mescla notas amadeiradas, como o couro, com o doce da baunilha, gerando um perfume masculino, marcante e ao mesmo tempo “não invasivo”.  Ele foge das características tradicionais dos elegantes (aromáticos e alcóolicos), mas, ainda sim, em razão do equilibrio perfeito entre o adocicado e baixa projeção “Elegante” é a palavra que o define. Ótimo presente para homens jovens. 

Estilos Não-Clássicos

Românticos: 
Possuem uma projeção um pouco maior do que os Elegantes, porém, possuem poucas notas de fixação (não irão te acompanhar por mais do que 6 horas), afinal, geralmente são utilizados para situações sociais e não como “fragância para o dia-a-dia”. São fragâncias que apostam nas essênciais florais e frutadas, muitas vezes misturadas ao patchulli, de modo a manter a “masculidade” da fragância.

Exemplos:

  • Eau de Sauvage DiorUm clássico masculino, que aposta em uma combinação de notas naturais ( cítricas, bergamota, herbal e lavanda) com amadeirado e um frescal, gerando uma combinação suave, mas, ao mesmo tempo, “memorável” para quem está por perto. Não sem motivo, segue sem grandes alterações desde 1966, quando foi lançado. A versão EdP é muito forte para o clima brasileiro; o EdT é a ideal. Compre sem medo de errar.
  • Gálata Nunciello: Como bom romântico, mistura a masculinidade das notas amadeiradas com a delicadeza das notas florais (jasmin e lavanda), é um perfume mais “sensual” em razão do atalcado e do doce, mais ideal para a noite.
  • Burburry Hero: De todos, o meu favorito. É um perfume simples, que mistura o toque amadeirado com notas terrosas leves, dando origem a uma fragância única. A versão EdT é ideal para o clima brasileiro. É uma ótima opção para ter como “perfume oficial”, funciona bem de dia e de noite.

Perfumes Dramático/Sexy

Características: 
São perfumes de balada, de curta fixação, mas boa projeção. Geralmente, são fragâncias doces e que apostam no atalcado como meio de fixação. Ao meu ver: essa mistura de adocicado com intensidade repele na mesma proporção que pode atrai e, acaba flertando muito com fragâncias mais femininas.

Exemplos:

  • Bad Boy Carolina Herrera – A fragância constrata o doce (cacau, baunilha), com a ardência do especiado quente e do amadeirado. É um perfume forte e marcante e, como essa era a sua pretensão, quem utilizá-lo deixará sua marca olfativa na noite.
  • Le Male Gladiator Jean Paul Gaultier – Da famosa coleção do Jean Paul Gaultier, esta é a fragância mais mística, que mistura o doce da baunilha com notas mais florais (lavanda, herbal, verde), então esse é uma opção sexy um pouco menos “agressiva” do que as outras.
  • Boss Bottled Night Hugo Boss – Um clássico para uso noturno, ele troca o doce característico das fragrâncias do sexy por um forte conjunto floral segurado por uma forte nota amadeirada que dá masculinidade e projeção ao perfume. Então, de longe, o amadeirado se destaca, mas, para quem chega perto de quem usa, o perfume guarda uma surpresa: notas finais em floral suave.

E vocês, contem-me nos comentários quais perfumes vocês usam, o que vocês gostam neles e como chegaram até eles.

Fico no aguardo.

Tags:

Deixe um comentário